Nossos propósitos

Base Bíblica

Não há nada mágico ou novo na nossa forma de ver um ministério com adolescentes. Na verdade, nos baseamos em 5 propósitos simples, dados por Jesus quando esteve entre os homens, há quase 2000 anos, e que servem de alicerce para a igreja em geral. Por entendermos que o ministério saudável de adolescentes não foca somente em comunhão, ou evangelismo, ou somente discipulado ou adoração, ou mesmo atividades, mas sim, em todas essas áreas equilibradas entre si, nos esforçamos em definir 5 palavras que traduzissem o que Jesus deixou como orientação para nós, cristãos de todas as épocas e faixas etárias:

Nossos propósitos são síntese desses dois trechos:

Nossa Declaração de Propósitos

"Nós existimos para amar a Deus, alcançando adolescentes que não o conhecem, acolhendo-os entre nós, acertando nossas e suas vidas com Deus, e abençoando outras pessoas"

Público alvo

Queremos alcançar almas para Cristo. Investimos basicamente em adolescentes de 12 a 17 anos de forma concentrada, e nos relacionamentos "periféricos" (pais e responsáveis) como consequência.

Vemos o nosso público com diversos níveis de comprometimento. Desejamos fazer com que os que estão distribuidos nas camadas externas estejam se comprometendo cada vez mais, até chegar ao núcleo. Cremos que este deve ser um processo em cadeia e cíclico, ou seja, aqueles que chegam ao núcleo, tem como missão de vida, alcançar os da comunidade e fazê-los crescer, assim como eles cresceram também.

Processo de crescimento

Literatura suplementar

Bem, para tirar de vez a idéia de que inventamos algo aqui, gostaria de sugerir a leitura do livro "Um Ministério com Propósitos", de Doug Fields - Editora Vida, que pode ser achado das melhores livrarias do Brasil. Boa parte das idéias quanto a questão dos propósitos e dos programas foram retiradas e adaptadas de lá. Se você é lider de adolescentes e quer ter uma boa base para seu ministério, recomendamos esse livro. Se você é adolescente, recomende esse livro para o seu líder. Garantimos que mal não vai fazer...