Jornal nº 0003 - Ano I - Novembro/2002

Você vive com medo da morte?

Nesses dias onde o mundo passa o seu tempo comemorando o Halloween (ou Dia das Bruxas, como se dizia por aqui), e que no fundo é uma celebração a tudo que é sombrio, mórbido, macabro, tétrico ou simplesmente mal, creio que seja interessante uma reflexão quanto a nossas próprias vidas. Afinal, estamos prontos para enfrentar aquilo que o mundo considera o pior dos males? Estamos prontos para a morte?

Bem, deixa eu falar um pouco de Halloween: O dia das bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material. Algumas lendas ainda acrescentam que os mortos do ano anterior regressavam se encarnavam nos vivos para dar uma "voltinha" pelo mundo terreno. Algumas pessoas dizem que os espíritos regressam para cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. Outras garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas. O formato "moderno" do Halloween foi trazido por irlandeses para os Estados Unidos e envolve crianças e adolescentes, que saem fantasiados de bruxas, fantasmas, monstrinhos e outras "coisinhas fofas" para baterem nas portas de pacatos cidadãos dizendo "doces ou travessuras". (fonte www.terra.com.br)

O interessante dessa comemoração, é que, em suas origens, podemos ver as pessoas fugindo do fato de que, biblicamente, a morte sela a nossa ligação com este mundo. Acabou. Ponto final. Não tem dia para dar "voltinhas". Ao homem está destinado morrer uma só vez. Depois disso, vem o juízo. Não existe reencarnação, segunda chance, jeitinho.

Mas a Bíblia diz também que existe vida além da morte, e ela depende basicamente de uma decisão simples: Se você decidir confiar no sacrifício de Jesus na cruz, e não em si mesmo para ter um relacionamento com Deus, você terá com certeza, depois da morte, uma vida boa, cheia da presença de Deus para sempre. Senão, vida sem Deus para sempre. Sofrimento eterno. Qual você escolher? Eu já decidi confiar em Jesus. Espero que você também o faça...

Rubens


Próxima página