Make your own free website on Tripod.com
Jornal nº 0007 - Ano I - Março/2003

Curiosidades Femininas

Noite sem homens

Em Bogotá, na Colômbia, o Dia Internacional da Mulher é comemorado de uma maneira bastante original: sem homens. Das sete e meia da noite até à meia-noite, os homens ficam proibidos de acompanhar namoradas, esposas ou amigas nas ruas. A “noite sem homens” foi criada pelo prefeito Antanas Mockus, em 2001, e pretende mostrar que as mulheres se comportam melhor que os homens.

Jogo de damas

Na Idade Média, enquanto os reis jogavam xadrez, as mulheres preferiam o jogo mais simples. Esta preferência feminina deu origem ao nome usado até hoje.

Unhas Pintadas

O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os primeiros eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha, depois substituídas pelo dourado e pelo prateado. No Egito antigo, a tradição se repetiu.

Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias.

Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.

Em 1910, o I Congresso Internacional das Mulheres, realizado na Dinamarca, escolheu o dia 8 de março como o Dia da Mulher.


Página Anterior

Próxima página